segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

2ª Mulher ...

Banida e Injuriada - HAGAR

Você já se sentiu insultada pelo povo de Deus? Isso acontece. Aconteceu com Agar. Ela era escrava e pertencia a Sarai. Por ser estéril, Sarai pediu ao marido que dormisse com Agar. "Toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela;" ((Gênesis 16.2)) Assim, Abrão e Sarai, um casal temente a Deus, escolhido pelo Senhor para iniciar uma nação que Ele chamaria de sua, forçou Agar a assumir a maternidade no lugar de outra mulher. Não admira que Agar não gostasse de Sarai - nem do Deus dela.


       Quando Agar, já gravida, escarneceu de sua senhora por não poder ter filhos, Sarai queixou-se ao marido. Mas ele se isentou de qualquer responsabilidade a esse respeito: "Tua serva está nas tuas mãos; faze-lhe o que é bom aos teus olhos." ((Gênesis 16.6)). Sarai assim o fez, então, Agar fugiu para se proteger e também ao filho. Sendo todos nômades, a fuga de Agar simplesmente a levou até o deserto onde parou para descansar junto a uma fonte. Nós podemos apenas imaginar o misto de emoções que ela sentiu: RAIVA, ABANDONO, TRAIÇÃO e MEDO.
       Foi nessa fonte que Deus apareceu para corrigir as ações de seu povo. Um anjo do Senhor anunciou que Deus ouvira o pedido de socorro. Ele assegurou que Agar teria um menino - até mesmo lhe deu um nome e fez promessas a respeito de sua descendência. O anjo disse a Agar que voltasse para a sua senhora. Com toda a confiança de alguém que acabou de ter uma experiência com Deus num deserto emocional. Agar chamou aquele lugar de "Tu és Deus que me vê" ((Gênesis 16.3)) e voltou para casa.
      Agar deu à luz a Ismael. Mais tarde, Sarai ((cujo nome foi mudado para Sara)) teve um filho - Isaque. Pouco tempo depois, Abrão ((agora chamado de Abraão)) mandou Agar embora de novo - dessa vez, definitivamente. Agar e Ismael quase morreram de sede no deserto. De fato, a morte chegou tão perto que ela colocou seu filho esmorecido debaixo de uma arbusto e afastou-se porque não podia suportar vê-lo morrer. Mais uma vez. Deus mostrou o seu cuidado. Um anjo falou com ela: "Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação" ((Gênesis 21.17-18))
      Depois disso, a Bíblia não fala muito a respeito de Agar e Ismael - exceto quando relata que, após a morte de Sara, Abraão lhes deu presentes. E que na morte de Abraão, seus filhos Isaque e Ismael o sepultaram ((Gênesis 25.9))


      O que as mulheres de hoje podem aprender com Agar? Podem aprender que a vida nem sempre é justa - nem mesmo no meio do povo de Deus. Abraão tornou-se um herói e Sara uma heroína da fé. Mas o tratamento que deram a Agar esteve muito longe de ser heróico ou fiel. Assim, podemos esperar limitações no povo de Deus e não devemos ficar chocadas se formos afetadas com suas faltas, falhas e traições.
      No entanto, você deve proteger-se de abusos. Às vezes, fugir é a única coisa sensata a fazer. Ainda assim, você pode encontrar conforto no fato de que não importa o quanto esteja só e a distância que tenha de fugir, porque você ainda estará na presença do "DEUS QUE TUDO VÊ".


                             Para saber mais a respeito de Agar, leia Gênesis 16; 21.1-21; 25.1-18



"Como seres humanos,
não somos capazes de ter a visão completa das coisas.
Mas o Senhor tem essa capacidade,
e Ele está fazendo a obra à sua maneira
e no seu tempo."

                                    ((Twila Paris)) 

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário